sexta-feira, 15 de outubro de 2010

De agro para boy: figurinista de Luan Santana comenta a mudança no visual do cantor sertanejo do momento

Luan Santana: o cantor de sertanejo universitário foge do visual esterotipado e adota um estilo mais pop com a ajuda de uma personal stylist


Quantas vezes você viu/ouviu o Luan Santana este último mês? Muitos podem torcer o nariz para o cantor, um dos principais representantes do chamado sertanejo universitário, mas, com apenas 19 anos, não dá para negar que o jovem se tornou febre em todo o país (ele tem mais de 700 mil seguidores no Twitter! Fiuk, mais pop, tem cerca de 950 mil) e vem arrastando multidões por onde passa.
Sem considerar seu estilo musical ou carisma (e o gosto de quem está lendo este texto agora!), o fato é que o cantor também é responsável por ditar moda entre os adolescentes, e ele sabe bem disso. Para repaginar seus looks, contratou uma figurinista particular, a paulistana Érica Folloni, em março de 2010 e, desde então, recebe cuidados especiais com o figurino dos shows e sempre que precisa aparecer em premiações e programas de TV. O estilo? Ao contrário de seu som, “ele não gosta de vestir nada que seja estereotipado do estilo sertanejo”, conta Érica.
Em vez de botas, o sul-mato-grossense faz questão de usar tênis. As camisas sociais são trocadas por camisetas descoladas e sobreposições. O chapéu perde lugar para munhequeira e outros acessórios mais urbanos. Calças de couro estão fora de cogitação em seu guarda-roupa; no lugar delas, jeans.
“Aos poucos fomos reformulando o estilo dele com uma pegada mais pop”, disse a stylist. “Se ele usar uma camisa xadrez , por exemplo, que tem por si só um ar sertanejo, escolho uma com estampa mais grunge”, completa.
Desde que começou a ter ajuda profissional, houve mesmo uma mudança no visual do cantor. "Antes, ele usava calças muito justas e estava sempre carregado de acessórios. Eu evito colocar peças muito coladas, além de cores claras ou estampas na parte inferior do corpo, por causa do biotipo dele [Luan tem pernas grossas]”, comenta. “Também diminuímos bem os acessórios, mas ele não tira, jamais, um bracelete que ele diz ser ´sua marca´”.

Quem seria a principal referência pra vestir o cantor? “Não há apenas uma referência. Se vejo um look interessante em uma revista ou na internet, mostro para o Luan e ele diz se gostaria, ou não, de usar aquilo. Da mesma forma, ele pede minha opinião caso se interesse por uma peça. Para o Criança Esperança deste ano [transmitido pela Rede Globo], pegamos um pouco do estilo dos Jonas Brothers para a produção. É uma questão de feeling”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário